14 dicas simples para emagrecer de forma saudável


Alguns maus hábitos podem estar sabotando a sua reeducação alimentar. Veja estas dicas e emagreça sem sofrimento.

Falar em dieta espanta muita gente que deseja emagrecer mas não está disposta a sofrer para isso. Acontece que essa visão de que dieta é sofrimento está ligada a restrição alimentar que existe em muitos cardápios para emagrecimento momentâneo, mas que de fato ninguém consegue manter por muito tempo.

Por isso, o ideal é optar por uma reeducação alimentar, na qual você não precisa abandonar as comidas que gosta, apenas saber o momento e a quantidade ideais para comer. Assim, a reeducação alimentar não tem data para acabar, porque ela se torna o seu novo estilo de vida.

Veja estas dicas que vão ajudar a comer melhor, emagrecer e ter mais saúde, sem sofrimento.

1. Faça um prato com qualidade e poderá aumentar a quantidade

Muitas dietas defendem que você precisa colocar uma pequena porção de comida no prato, mas para muita gente essa é uma missão impossível. Se você precisa ver o prato cheio para que seus olhos fiquem satisfeitos, faça, mas escolha enchê-lo com muita salada, legumes refogados, carne e batata-doce.

2. Não coma direto do pacote

Seja um salgadinho, uma bolachinha, não importa. Na hora de comer seu lanche, tire uma porção do pacote para não cair na tentação de comer o pacote inteiro ou muito mais do que deveria.

3. Comece o dia com proteínas

Comer ovos, iogurte grego, frango ou outras fontes de proteínas logo pela manhã ajuda a manter o organismo saciado por mais tempo. Se ingerir açúcares, logo estará com fome novamente, correndo o risco de comer mais do que o necessário.

4. Aplique a regra das 2 mordidas

Quando bater uma vontade incontrolável de comer algo que não é saudável, engane seu cérebro. Dê uma mordida, beba um copo de água, dê outra mordida e tome outro copo de água. Assim você se sentirá saciado e terá sentido o sabor que sentia necessidade. Mas procure reduzir o uso dessa tática aos poucos.

5. Metade do seu prato deve ser composta por vegetais

Seja salada crua, legumes cozidos, assados, dê preferência para eles. Na outra metade, uma porção de carne, arroz ou o que mais estiver no seu cardápio prescrito pelo nutricionista.

6. Coma o que quiser, apenas não exagere

A parte de maior sofrimento em uma reeducação alimentar é restringir os alimentos que mais gosta. O segredo é não deixar de comer, mas sim, não exagerar. Não precisa sentir culpa quando comer um brigadeiro, apenas não coma cinco.

7. Não conte as calorias

Uma alimentação saudável por toda a vida não depende da contagem de calorias. Essa é apenas uma forma de deixar você paranoico e sempre insatisfeito. Escolha alimentos saudáveis e naturais, e poderá comer à vontade. Claro, se este for o seu plano estimulado junto com o nutricionistas.

8. Aplique a regra dos 10 minutos

A regra dos 10 minutos ajudará você a ser mais organizado e a cumprir com suas tarefas, não só as alimentares. Se deseja acordar mais cedo, vá dormir 10 minutos mais cedo. Se deseja chegar na hora em uma reunião, saia 10 minutos antes. Se quiser começar uma nova atividade mas está sem tempo, separe 10 minutos por dia.

9. Coloque a mesa de refeição perto da janela

Pode parecer estranho, mas quando a sua mesa de refeição está perto de uma paisagem, ajuda você a tirar o foco do prato e ficar ansioso para comer tudo logo. Quando tem uma vista para observar, seu pensamento viajará para outros lugares e você irá comer mais devagar.

10. Escolha bebidas quentes

Especialmente chás e café, de forma moderada e sem açúcar, além de água morna com limão são ótimos para diminuir os resíduos metabólicos. Beba algo quente meia hora antes das refeições e antes de ir dormir.

11. Escove os dentes após as refeições

Quando você escova os dentes depois de comer, o sabor da comida sai da boca e ajuda a não ficar pensando no que vai comer depois. Além disso, o gosto refrescante traz a sensação de limpeza e prepara seu cérebro para uma atividade mais produtiva.

12. Reduza o açúcar aos poucos

O açúcar é o grande vilão de uma vida saudável. Ele danifica as células do seu organismo, abrindo espaço para doenças. Vá reduzindo a quantidade de açúcar industrializado o máximo que puder, mantendo apenas as fontes naturais, como da batata-doce, das frutas e do mel.

13. Pense em você

Sim, é preciso ser forte na hora em que alguém aparece ao seu lado com um petisco gorduroso e açucarado. Mas se você quer alcançar algum resultado na sua vida, pense em você e não deixe que um simples petisco acabe com o seu dia por fazê-lo se sentir culpado.

14. Levante-se e caminhe constantemente

Esta dica é especialmente para quem trabalha sentado. Procure manter-se em movimento, levantando para pequenas caminhadas de 2 minutos a cada hora, aproveitando para se alongar.