5 Dicas especiais de limpeza para alérgicos


Se você é alérgico, convive com alérgicos ou conhece alguém com alguma alergia que vem de ácaros da poeira, saiba de algumas dicas importantes para prevenir alguma reação alérgica.

Dicas para alérgicos

Pessoas que sofrem de alergia a mofo, poeira e ácaros, sabem bem o que não é ter sossego quando entrem em algum ambiente com a presença desses alérgenos presentes no ar, os chamados aeroalérgenos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS),  30% da população do planeta possui alguma alergia ou intolerância à poeira doméstica, mofo, pó, pólen, entre outras. Os dados são ainda mais alarmantes quando falam que até o fim do século metade dos habitantes serão atingidos por alguma alergia.

Porém por meio de hábitos saudáveis de limpeza, feitas no dia-a-dia, podem prevenir o desencadeamento da crise alérgica, dando a você ou ao membro de sua família uma maior qualidade de vida.

Como já dizia o ditado “prevenir é melhor que remediar”, por isso hoje apresentaremos 5 dicas fáceis e práticas para você já logo colocar em ação.

  1. Como evitar alergia a mofo

A alergia ao mofo está relacionada com a poeira presente móveis da sua casa, porém, a alergia à ácaro e a mofo podem ter os mesmos sintomas mas há diferenças que só podem ser distinguidas pelo teste alérgico chamado puntura.

A alergia provinda do ácaro é causada por fungos, que por meio de seus poros e micélios (parte de sua estrutura) são os alérgenos mais comuns.

Como prevenir:

  • Verificar cantos da casa em que podem ter mofo, como lugares úmidos sem luz e calor do sol;
  • Manter sempre a casa arejada, bem iluminada e ventilada.
  • Remover plantas de dentro desses ambientes, pois elas podem facilitar a proliferação de fungos;
  • Colocar roupas guardadas por muito tempo no sol;
  • Não deixar toalhas molhadas em banheiros ou quartos, pois a umidade aumenta a proliferação dos fungos.
  1. Não use vassouras ou espanadores

Para a limpeza do dia-a-dia de sua casa evite usar vassouras e espanadores, eles podem até facilitar a faxina, mas eles só espalham todo o pó piorando ainda mais a crise alérgica.

O ideal é substituir a vassoura e o espanador por um pano úmido e um aspirador de pó, pois só os alérgicos agradecem.

  1. Mantenha a casa arejada

Uma dica muito válida não apenas para os alérgicos é deixar a casa arejada, bem iluminada e com muita ventilação. Um ambiente sem essas características é propenso para a manifestação e proliferação de fungos e ácaros. Deixar o ar circular pela casa é uma dica que não custa nada e só faz bem.

  1. Troque alguns produtos de limpeza com cheiro forte

Só quem convive com a alergia ou com alérgicos, sabe que não é apenas a poeira. Outro gatilho é o cheiro forte de perfumes e de produto de limpeza.

Uma boa dica é trocar esses produtos fortes por opções com a fragrância mais delicada. Troque os produtos de limpeza comuns por detergentes biodegradáveis a base de álcool e amaciantes por sabão de coco.

  1. Dê atenção ao seu colchão

Ter uma boa noite de sono é uma das melhores coisas da vida, além de te deixar disposta e descansada, dormir bem é um dos fatores para uma boa e equilibrada saúde.

Porém, você sabia que a cama pode ser o lugar perfeito não apenas para dormir, mas também para a proliferação e abrigo para milhares de ácaros e bactérias, que posteriormente podem causar doenças e alergias respiratórias.

Para as pessoas que sofrem com alergia é recomendado que troque com frequência as roupas de cama, pelo menos uma vez por semana colocar ao sol colchões e travesseiros, para que dessa forma possa ser evitado toda umidade.

É importante optar por produtos que sejam antialérgicos e capas especiais antiácaros. Durante os anos o peso do colchão chega a dobrar pelo motivo de ácaros e bactérias, uma boa solução é contratar uma limpeza profissional de colchão. A Dr. Lava Tudo utiliza os melhores produtos para proporcionar uma limpeza e higienização completa, retirando todas as bactérias, fungos e ácaros.

Receita caseira para limpar a casa de alérgicos

Para uma prevenção ainda mais eficaz, faça você mesmo um produtinho eficaz e fácil para pulverizar em cortinas, bichos de pelúcia e estofados.

Você vai precisar de:

  • 1 copo de álcool em gel ou líquido;
  • 1 copo de vinagre de maçã;
  • 1 colher de bicabornato de sódio.

Coloque em um recipiente borrifador. Pulverize o líquido nos lugares desejados, e logo após retire o pó com um aspirador de pó.  Não encoste o bico no tecido. Dessa forma você está higienizando o local retirando ácaros, fungos e outras sujidades.

Vale salientar que, para uma limpeza profunda vale contratar uma limpeza profissional.