9 dicas de limpeza e arrumação para amenizar alergias


Você sabia que o modo como você arruma sua casa pode agravar suas alergias?

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 35% da população brasileira sofre com alergias, sendo o tipo mais comum as respiratórias, como rinite, bronquite e sinusite.

O problema é tão grave, que é considerado como o 4º lugar na lista de doenças crônicas mais graves. Acredita-se que, até 2050, metade da população será alérgica.

Para pessoas que apresentam esses sintomas, uma casa limpa e livre de agentes alergênicos é essencial para evitar crises, juntamente com uma alimentação controlada e tomando os medicamentos corretos, indicados por um médico especializado.

Na hora de limpar a casa e eliminar os causadores de alergias, é importante sermos bastante criteriosos, conferindo todos os cantos da casa e sendo minuciosos com detalhes.

Confira 9 dicas para manter a limpeza do jeito adequado e arrumar a casa mesmo se você sofre com um desses problemas.

1. Quem tem alergias deve arejar a casa

Essa solução é simples: sempre que possível, mantenha janelas e portas abertas. O ar circula pela casa e os cômodos recebem a luz do sol.

Isso ajuda a evitar o acúmulo de poeira e umidade, que contribuem para a formação de fungos e bactérias. O mofo é um dos principais causadores de alergias.

2. Evite acúmulo de objetos

Quanto mais itens estiverem expostos, maior será o acúmulo de poeira. Essa sujeira acumula ácaros, que são microrganismos que não vemos, mas que causam diversas doenças respiratórias.

Evite excesso de livros e objetos de decoração. Tenha somente o necessário e opte por deixar guardado em locais fechados e secos, como armários e caixas.

3. Dê preferência ao aspirador ou pano úmido

Varrer e espanar pisos e móveis é um veneno. Isso levanta a poeira e desencadeia as crises de alergias. Opte pelo aspirador ou pano úmido, que vão eliminar a sujeira sem “fazer bagunça”.

4. Esteja especialmente atento ao quarto

Dormir é o momento em que renovamos nossas energias para recomeçar as atividades no dia seguinte. Mas as noites não vão ser nada tranquilas para quem não cuida adequadamente da limpeza. O colchão tem condições ideais para desenvolvimento dos ácaros: é quente, pode ter umidade, e tem restos de pele humana – por meio do nosso processo de escamação.

Forre os colchões com capas especiais, lave lençóis, cobertas e fronhas regularmente. Quando possível, deixe tudo tomar sol, e, por fim, faça uma limpeza profissional do colchão para garantir total assepsia.

O indicado é fazer essa limpeza com uma empresa especializada uma a duas vezes ao ano. Assim, você dorme tranquilo!

5. Retire o mofo do banheiro

Para higienizar o banheiro, não se esqueça da água sanitária para retirar o mofo, que se acumula facilmente em virtude da umidade. Sempre que identificar manchas escuras na parede, faça a limpeza com esse produto.

Aproveite e faça a troca regular das toalhas, de preferência semanalmente, já que também acumulam umidade.

6. Mantenha a sala limpa

Tapetes e carpetes acumulam muita sujeira e poeira. Se a sua sala tiver um dos dois, faça a limpeza todos os dias, para evitar resíduos. E não se esqueça das cortinas. O ideal é que sejam substituídas por persianas, mas se na sua casa o modelo for de tecido, use aspirador de pó e lave a cada 15 dias.

7. Perfume não é sinônimo de casa limpa

Produtos químicos com perfumes podem provocar alergias. Por mais que seja uma delícia estar em uma casa cheirosa, é melhor optar pode detergentes biodegradáveis e álcool, que vão limpar de forma efetiva, sem causar problemas.

8. Cuide dos bichinhos: os de verdade e os de pelúcia

Famílias com animais de estimação devem tratar bem do seu pelo, para que eles não se acumulem no ambiente. A limpeza deve ser diária, especialmente se eles circulam por dentro da casa.

No caso dos bichinhos de pelúcia, é preciso fazer a lavagem quinzenalmente e, depois de seco, coloca-los em um saco plástico, dentro do freezer, por até 12 horas, eliminando qualquer agente infeccioso. Confira como lavar os bichos de pelúcia do jeito certo!

9. Limpe os estofados

O sofá também pode ser um vilão e agravar as alergias. O mais indicado é escolher opções de material sintético. Mas se você prefere os de tecido, mantenha-o sempre limpo e livre de fungos.

Quando essa limpeza é realizada por especialistas, elimina sujeira e resíduos corporais, deixando o seu sofá completamente higienizado e com cara de novo.

Quer manter seu sofá sempre limpo? Conheça nossa limpeza de estofado e veja o que a Dr. Lava Tudo pode fazer por você!