Aprenda Como Limpar Alto Falante Automotivo: Dicas de Limpeza para o Som do Carro


Alto falante 6×9 polegadas, triaxial 5 polegadas, woofer de 12 polegadas, subwoofer 18 polegadas… seja lá qual for o modelo ou tamanho de alto falante automotivo, ele merece atenção e cuidados especiais para seguir tocando com qualidade.

Venha aprender como cuidar do seu alto falante para carros de um jeito rápido e fácil. Pronto? Vamos lá!

Como escolher o alto falante certo para portas e tampão

Na hora de escolher o alto falante automotivo para instalação nas portas e tampão traseiro, é preciso se certificar do tamanho certo do falante para evitar erros e a necessidade de adaptações.

Cada carro tem medidas diferentes para suportar a instalação de equipamentos de som. Normalmente, nas portas dos carros ficam os falantes de 4, 5 e 6 polegadas. Na parte de trás, ficam esses mesmos tamanhos, além do alto falante 6×9, 5×7 e 4×6 polegadas.

Tudo vai depender do modelo do veículo. É aí que você se pergunta: mas como eu sei qual o alto falante certo para o carro?

Você pode consultar o manual do veículo ou ainda buscar a ajuda de um instalador que irá te mostrar qual o tamanho certo de falante para seu automóvel.

E, na hora de instalar os alto falantes do seu carro, procure a ajuda de um profissional especializado e da sua confiança, ok?

Como limpar o alto falante do carro?

Você sabia que a sujeira acumulada nos alto falantes do seu projeto de som automotivo pode prejudicar a qualidade sonora?

isso, é super importante fazer a manutenção dos reprodutores de áudio.

  • Da série “faça você mesmo”… Use sempre flanelas macias e secas para limpar os alto falantes. Nunca use água ou produtos líquidos para fazer a limpeza, pois eles podem danificar os fios de contato, a bobina e o cone, por exemplo.
  • A limpeza dos cones e das telas pode ser feita com pistola de ar. Evite usar panos umedecidos que podem riscar o equipamento. Confira se os alto falantes para portas estão com as telas bem presas ou se precisam da instalação de uma nova tela para não causarem choques.
  • Já para o alto falante 6×9 polegadas ou outros tamanhos instalados no tampão de porta malas, você precisa dar atenção especial. Sabe por quê? Eles ficam em posição horizontal, mais expostos à sujeira e ao sol. Por isso, além de limpar, você precisa conferir se as telas não estão tortas ou corroídas.
  • Outro equipamento de som que merece cuidado é o player automotivo. Do lado de fora, use flanelas macias e produtos específicos. Mas, atenção: escolha produtos à base de água e não de álcool que pode apagar as informações e danificar a cor do aparelho de som.
  • Para limpar a parte interna do aparelho de CD e DVD automotivo, não use água. O ideal é que você use CDs de limpeza que removem a sujeira sem arranhar o leitor de CD.

Dicas de Manutenção

  • Não deixe o alto falante do seu carro exposto ao excesso de umidade, à areia, à luz do sol ou a equipamentos que transmitem calor como velas e isqueiros.
  • Faça a limpeza com regularidade para evitar danos à aparelhagem e evitar que o som automotivo toque com baixa qualidade e eficiência. Se você notar que parte do falante esteja oxidada ou se o cone tiver umidade, talvez seja a hora de substituir essas peças danificadas por outras.
  • Caso seja preciso usar pistola ou spray de ar para fazer a limpeza da carcaça e do cone dos alto falantes, você pode procurar a ajuda de um profissional especializado que fará a manutenção do equipamento de som e evitará danos a ele.