Dicas de como a tornar mais divertida a Limpeza doméstica


Quem nunca reclamou de fazer a limpeza doméstica sozinho(a)? Ou já cansou de pedir ajuda ao filho ou à irmã e ao menos te deram atenção?

A limpeza doméstica para muitos pode ser como um fardo, às vezes essa tarefa fica sobrecarregada para apenas uma pessoa da família. Se você é essa pessoa, aprenda com as dicas da Dr. Lava Tudo como envolver sua família e principalmente as crianças de forma divertida e espontânea. Divida as tarefas e transforme o dia da limpeza em uma verdadeira festa!

1. Planejamento da limpeza

Antes de começar todo o processo da sua faxina, organize uma reunião com os membros da família, nela vocês irão organizar uma lista com todas as tarefas diárias e semanais, dividindo-as de acordo com a importância e com a idade de cada membro. É importante explicar que acima de tudo, todos precisam ajudar e trabalhar em equipe para que o tudo funcione em harmonia, não fique pesado para ninguém e principalmente seja uma diversão prazerosa e benéfica para todos

O interessante e importante dessa reunião, é que fique tudo planejado e que esteja estabelecida uma escala para todos os membros, podendo ser um planejamento mensal ou semanal.

2. Quadro de tarefas

Nessa mesma reunião, coloque em um quadro (pode ser aqueles quadros negros ou em uma cartolina) todas as tarefas já definidas como o nome das pessoas e os horários em que serão executadas. Ordene o quadro de forma clara e organizada, ele servirá de orientação e guia para a limpeza doméstica.

Use toda sua criatividade neste quadro, separe por cores os nomes, os dias da semana, e as tarefas. Quando alguém olhar para o quadro, tem que ser uma coisa divertida e não como uma obrigação de família.

3. Mantenha a limpeza doméstica em dia

Existem tarefas que necessitam de uma maior atenção e cuidado por parte da família, e que precisam ser “retocadas” durante a semana, a fim de que a casa se mantenha limpa. Um banheiro sujo, por exemplo, tende a ter uma maior proliferação de bactérias e dessa forma ser mais prejudicial à saúde de toda a família.

Após a faxina geral da casa, separe também essas funções que deverão ser executadas novamente durante a semana. Uma limpeza e organização da casa diariamente, ajuda a manter a faxina geral, reduzindo e aliando as tarefas para a próxima semana.

Deveres como arrumar a cama, ajeitar o quarto e limpar o banheiro, são exemplos de atividades que podem ser direcionadas separadamente para cada membro da família.

4. Defina horários

Para que a falta de tempo não se tornem uma desculpa, entenda que nem todos da casa têm a mesma disponibilidade e rotina. Reforçamos a importância de já deixar combinado os horários na reunião, anotando no quadro de tarefas cada um deles, em que todos saberão o momento que tarefa deverá ser executada.

5. Use roupas velhas e confortáveis

Produtos de limpeza podem manchar e estragar suas roupas, para que isso não aconteça, não faça a faxina com roupas novas, separe as mais antigas ou as que vocês não utilizam, porque caso derrubem algum produto, não terão problemas já que as peças são velhas.

Se preocupe também, em colocar roupas confortáveis, leves e sem serem justas, pois essa atividade demanda muito movimento e requer flexibilidade. Vale por exemplo, usar aventais e até criar um uniforme para divertir a família, reúna todo mundo com as peças antigas e abuse da criatividade para criar um time da limpeza.

6. Use os produtos de limpeza adequados

O dia da limpeza doméstica não é apenas tirar a sujeira do ambiente, ela se estende ao cuidado que todos da família deverão ter com cada objeto e cômodo da casa. Cada ambiente, bem ou móvel requer cuidados diferentes e consequentemente precisam de produtos de limpeza específicos. É importante ficar atento, principalmente, aos materiais como tecidos de sofás, poltronas e couros, alumínio, e também os vidros. Caso não seja dada a devida atenção a utilização dos produtos corretos, haverá o risco de acontecer acidentes, como machas ou rasgos.

Além dos cuidados na hora de escolher os produtos da sua limpeza doméstica, vale salientar que é importante ficar atento à quantidade que deverá ser comprada para a faxina, como o número de vassouras, rodos, baldes, panos, desinfetante, desengordurantes e etc, de acordo com a necessidade e com o tamanho da sua casa. Em lugares como banheiro e cozinha, em que se utilizam produtos mais fortes indicamos a utilização de luvas, máscaras e botas.

Os saneantes, também conhecidos como produtos de limpeza, podem oferecer sérios riscos, quando usados de maneira inadequada, então é necessária dar atenção aos rótulos que indicam como deverão ser utilizado e se podem ou não serem misturados.

Os produtos de limpeza demandam uma maior atenção, como a melhor maneira de comprar, manusear e armazenar em sua casa. Também é importante fazer uma leitura das instruções dos rótulos e verificar o selo da ANVISA.

Nunca deixe os materiais ao alcance de crianças e animais, muitos são tóxicos e até inflamáveis, podendo causar reações alérgicas ou doenças mais graves.

Dica:

  • Fazer seus próprios produtos de limpeza é uma forma simples e fácil de economizar.
  • Diluir também é uma alternativa, quando você quer que o produto renda, por isso escolha as opções que são mais concentradas, desta forma a eficiência e qualidade serão mantidas.

7. Usou. Lavou. Guardou.

Depois do dia determinado como o da faxina em família, o desafio é manter a limpeza realizada durante a semana, principalmente quando são muitas pessoas que moram na casa. Por isso determine a seguinte regra a todos: “Usou. Lavou. Guardou.”, e se sujou, derramou algo no sofá, cama ou tapete, deixe claro que a higienização do local deverá ser feita imediatamente após o ocorrido. Dessa forma, todos ficam responsáveis por suas ações e a manutenção da limpeza ocorrerá sem problemas e sacrifícios.

Uma dica importante para o caso de acidentes com líquidos em cima de estofados é aimpermeabilização, com isso a superfície estará protegida contra líquidos e umidades, podendo até aumentar a vida útil do item que foi impermeabilizado.

8. Divirta-se

A ideia principal desse post é fazer com que essa tarefa de limpeza doméstica seja feita em família de uma forma leve, descontraída, divertida, e que principalmente seja prazerosa para todos. Para isso:

  • Coloque uma música: crie uma playlist no Spotify específica para esse momento com os gêneros e gostos musicais de todos membros do mutirão da limpeza. As músicas mantem todos animados e permite que aconteça uma interação divertida.
  • Prêmio: se quiser incluir as crianças nessa atividade, nada melhor para motivar elas do que oferecer brindes, recompensas e prêmios ao final das tarefas, assim você poderá presentear quem cumpriu todas as tarefas no tempo certo e de maneira correta.
  • Lanche: após o longo dia de limpeza doméstica, é claro que a fome irá bater, junte toda a família para preparar um lanche bem divertido.
  • Reconheça o trabalho de todos e ensine, é importante que recebam um reconhecimento quando algo foi realizado com sucesso.
  • Nunca se esqueça de manter todos hidratados ao longo da atividade com bastante água ou sucos bem gelados.

9. Em casos mais graves, faça sua faxina com uma equipe de limpeza profissional.

Não deixe que uma um sofá mais sujo, ou um tapete imundo te estresse e nem tente métodos absurdos que poderão danificar seu móvel. Chame uma empresa especializada no assunto, a Dr. Lava Tudo, que ficará responsável pela limpeza adequada desses objetos, assim as tarefas poderão ser divididas entre sua família, economizando tempo e recebendo um serviço de qualidade em sua casa.