Dicas para limpeza de janelas e vidros


Para uma aparência de limpos e sempre impecáveis, as janelas e vidros precisam de uma limpeza regular, e o ideal é que essa limpeza seja realizada uma vez ao mês. Para as pessoas que acreditam que limpar janelas e vidros é difícil, estão enganadas, pois na verdade, com a limpeza e os produtos corretos a limpeza poderá ficar perfeita.

Será o modo que você limpa seus vidros e janelas e os produtos que você utiliza para isso que determinarão a qualidade da limpeza que será feita e se ficarão manchas ou a sensação de embaçado.

Confira a seguir um passo a passo com dicas para a higienização com eficiência das janelas e vidros da sua casa.

Você também aprenderá uma receita caseira de limpa vidros.

Quais são os produtos necessários para limpar vidros e janelas?

Confira a seguir a lista de produtos que são indicados para a limpeza dos vidros e janelas:

  • Limpa vidros para sujeiras comuns;
  • Vinagre;
  • Álcool;
  • Sabão neutro para sujeira mais pesada;
  • Esponja macia;
  • Rodo dupla face (possui esponja para lavagem e tecido de flanela ou algodão para secagem);
  • Cabos extensores para vidros com difícil acesso;
  • Panos de malha, pois não soltam fiapos ou fraldas de pano.

O ideal é que produtos à base de solventes sejam evitados, assim também como o uso de panos e esponjas ásperas para evitar que os vidros e janelas fiquem manchados ou arranhados. Ou então, você pode utilizar uma receita caseira de limpa vidros.

Confira o que você irá precisar:

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de amônia;
  • ½ copos de álcool para limpeza;
  • ¼ colheres de chá de detergente.

Misture os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Acrescente água e chacoalhe bem, caso prefira, basta substituir a amônia por 3 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão.

Passo a passo para limpeza dos vidros e janela

Limpar vidros e janelas é algo bastante simples e a ordem e a forma que essa limpeza é feita garante a sua eficiência e os bons resultados.

Confira a seguir os passos para ter os vidros e janelas limpinhos:

  1. Antes de dar início a limpeza dos vidros, é essencial limpar as janelas e as aberturas primeiro. A dica é passar um pincel com cerdas largas entre as frestas da janela, eliminando o pó. Também pode-se aspirar as partes de difícil acesso, principalmente os cantos;
  2. O vidro deverá ser limpo com uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e uma colher de sopa de álcool. A solução deve ser passada no vidro com o lado macio da esponja, enxaguado e seco.
  3. Aplique o limpa vidros e seque para finalizar.

Para evitar que manchas durante a limpeza, basta dividir em etapas, ou seja, comece de cima para baixo e divida uma parte para depois fazer a outra usando sempre o pano ou a esponja na mesma direção.

Lembre-se também de lavar as janelas em dias nublados, pois a luz solar em contato direto com o vidro pode acabar secando o produto antes que você consiga polir ele de forma adequada.