Dicas Úteis Para Controlar O Apetite E Emagrecer


Para emagrecer de forma efetiva, você precisa diminuir o consumo de calorias e isso envolve também controlar o apetite.

Quanto mais fome você sentir maiores são as chances de você comer em excesso, principalmente os produtos que prejudicam você de perder de peso, e que engordam.

Mas como mudar essa situação e controlar o apetite, sem prejudicar a saúde e o emagrecimento durante resto do ano?

Veja algumas dicas úteis que você pode pôr em prática agora mesmo!

1- Proteínas Densas

A proteína é um macronutriente essencial para o seu organismo. Ela ajuda a equilibrar os hormônios responsáveis pelo apetite e a saciedade, como a grelina (1,2).

Os melhores alimentos para consumir são aqueles que possuem proteínas densas, ou seja, uma quantidade maior de aminoácidos que outros alimentos.

Entre alimentos você encontra o ovo, que é um dos alimentos mais nutritivos que existe. A gema possui cerca de 6 gramas de proteína e 9 aminoácidos essenciais.

Peixe, carnes e a quinoa também são alimentos ricos em proteínas.

2-Alimentos Ricos Em Fibras

As fibras aumentam a saciedade, e ajudam a aumentar o tempo de digestão e desacelera o esvaziamento do estômago.

As nozes, incluindo as amêndoas possuem fibras e gorduras saudáveis, então invista nesses alimentos regularmente.

Algumas frutas podem ajudar a controlar o apetite.

A fruta de baixa densidade de energia (possui poucas calorias) são essenciais e são ricas em fibras. Mas como eu já falei em outros artigos, dê preferência por comer a fruta ao invés dos sucos naturais.

A maçã e a laranja podem ser boas opções.

3-Coma Mais Alimentos Sólidos

Calorias sólidas e líquidas atuam no organismo de formas diferentes. Dependendo do alimento sólido que você consome, pode saciar mais que bebidas e alimentos líquidos.

A mastigação também favorece para que o cérebro identifique que você está satisfeita (o).

4-Comer Consciente

Comer consciente pode ajudar a controlar o apetite; o que envolve comer pausadamente e sem distrações, para que o cérebro tenha tempo de identificar que você já está satisfeita (o).

Tire o momento das refeições para desfrutar dos sabores e aromas que elas proporcionam. Isso ajuda a você evitar o consumo exagerado de alimentos, e a melhorar a sua relação com a comida.

Essa prática pode reduzir a fome e a diminuir o consumo de calorias.

5-Chocolate Amargo

O chocolate amargo (com no mínimo 70% cacau) também ajudar a controlar o apetite e o desejo por doces. Assim como o gengibre, ele também é um alimento termogênico.

6-Gengibre

O gengibre é outro alimento que ajuda a reduzir a fome. Ele faz parte dos alimentos termogênicos que ajudam a acelerar o metabolismo, aumentar a massa muscular, elimina as toxinas, aumenta a taxa metabólica, além de outros benefícios.

7-Pratique Exercícios Físicos

Os exercícios físicos podem ajudar a desativar regiões cerebrais ligadas à compulsão alimentar. Isso beneficia para que você sinta menos fome e impulsos alimentares prejudiciais.

A prática regular de atividades físicas também auxilia na redução de hormônios da fome que sinalizam que você precisa comer; além de aumentar a saciedade.

Eles ainda ajudam a perder gordura e aumentam a disposição.

8-Gorduras Saudáveis

Ácidos graxos ômega-3 são gorduras saudáveis que precisam fazer parte da alimentação, e que ajudam a controlar o apetite e aumentar a saciedade; como no caso do peixe gordo que também possui proteínas.

Os ácidos graxos de cadeia média (Triglicerídeos) também são boas opções; eles entram no fígado pelo trato digestivo, e lá são transformados em cetonas, que podem ajudar no controle do apetite e também a ingestão de calorias.

Um desses alimentos inclui o óleo de coco, que é repleto de nutrientes.

9-Durma Bem

Acredite ou não, mas a qualidade do seu sono, influencia no seu apetite durante o dia.

Dormir bem previne o aumento de peso e ajuda a controlar a fome, além de aumentar a disposição e o desempenho cerebral.

Então procure métodos de melhorar a qualidade do seu sono.

Essas são algumas dicas práticas e saudáveis de controlar o apetite e que ainda trazem diversos benefícios para a saúde, como o emagrecimento saudável.

Consuma alimentos de verdade de forma equilibrada, e caso sinta dificuldades para evitar o consumo excesso, procure a ajuda de um médico.

E lembre-se de evitar alimentos que estimulam o consumo de calorias e prejudicam o seu organismo, como o açúcar, farinha refinada e os industrializados.

Para quem deseja transformar a saúde de forma efetiva, prevenir doenças, emagrecer com saúde e se alimentar melhor, eu tenho uma ótima notícia!

Eu trago a revolução da saúde, um projeto que pretende mudar a cara da alimentação e da saúde de todos!

Você, os seus filhos e toda a família merecem uma transformação na saúde que realmente seja eficaz, cuidando do corpo de dentro para fora!