Saiba como utilizar o bicarbonato de sódio na limpeza diária


É totalmente comum que as donas de casa estejam sempre em busca de produtos que possam realizar uma limpeza mais eficaz e rápida, isso porque não existe nada melhor do que uma casa limpa sem precisar que você gaste o dia inteiro esfregando para alcançar esse objetivo. Por essa razão, diversas marcas e produtos costumam disponibilizar diversas opções nos supermercados.

Mesmo que esses produtos realmente sejam eficientes, sua fórmula pode acabar contendo diversos compostos químicos que evaporam com facilidade, causando assim irritação na pele, nos olhos e até mesmo podendo comprometer as vias respiratórias. Principalmente quando os dias estão secos, os cuidados e atenção para evitar as alergias a esses produtos deve ser ainda maior.

Nesse caso, é essencial buscar por meios naturais e que sejam menos prejudiciais à sua saúde na hora de realizar uma limpeza completa da casa.

Para isso, uma excelente opção é realizar essa limpeza com auxílio do bicarbonato de sódio. O bicarbonato é capaz de substituir a água sanitária e o detergente, itens que irritam a pele das pessoas que contém algum tipo de sensibilidade ao cloro e ao formaldeído.

O bicarbonato de sódio é capaz de absorver odores e é essencial para uma limpeza da cozinha e dos ambientes que contém muita gordura. Mas, da mesma forma que os outros produtos químicos, para realizar a limpeza com o bicarbonato de sódio é essencial o uso de luvas.

Dicas para limpeza com bicarbonato de sódio

Para limpar o forno, faça uma solução de água quente e um pouco de bicarbonato de sódio. Caso o ralo da pia esteja entupido com gordura, coloque uma colher de bicarbonato de sódio para aquecer junto com a água quente e jogue a mistura no ralo, ele desentupirá rapidamente.

Para a higienização do interior da geladeira, basta misturar o bicarbonato de sódio com água e um pouco de sabão, passando com um pano seco. A sujeira rapidamente estará fora do eletrodoméstico.

No momento em que as refeições estão sendo preparadas é comum que os alimentos acabem grudando no fundo e nas laterais das panelas. Para desgrudar esses alimentos basta utilizar uma solução de água quente e bicarbonato de sódio, deixando agir apenas por alguns minutos e depois apenas passando uma esponja com detergente a panela estará limpa rapidamente.

Os benefícios oferecidos pelo bicarbonato de sódio na limpeza da casa

  1. Os objetos ficam sem manchas

Além do bicarbonato de sódio ser o ideal para a higienização na cozinha, banheiro e até mesmo dos quartos é essencial para remover as manchas das panelas e demais utensílios. Tudo isso com uma solução simples de água quente com bicarbonato e pronto, você será capaz de clarear tecidos, desengordurar os pratos, copos e até mesmo as panelas que costumam ser utilizadas na fritura de alimentos.

  1. Limpeza dos tapetes

Para limpar o tapete da sala basta misturar o bicarbonato em 1 litro de água e com a vassoura esfregar todo o tapete. Ele ficará limpo e sem qualquer tipo de odor ruim, pois a substância também retira todo cheiro de mofo do tecido.