Sopa de Aveia Emagrece? Receitas e Dicas. Confira


Rica em fibras, a aveia também serve como fonte de diversos nutrientes importantes para o funcionamento do nosso organismo como carboidratos, proteínas, manganês, fósforo, cobre, ferro, selênio, magnésio, zinco e vitamina B1.

O alimento já foi associado a benefícios para a saúde do coração, a saúde digestiva, a saciedade do corpo, além de ter sido apontado como fontes de antioxidantes e capaz de contribuir com a diminuição da prisão de ventre.

Podemos utilizar a aveia de diversas maneiras: comendo acompanhada de frutas como bananas, no preparo de mingaus, vitaminas, bolos e biscoitos, por exemplo. Além disso, também podemos encontrar a aveia em receitas de sopas – e é justamente sobre esse prato que vamos falar abaixo.

Será que a sopa de aveia emagrece?

Vamos começar falando sobre as calorias que o prato pode apresentar. Por exemplo, as receitas que apresentaremos mais abaixo trazem 154 e 173 calorias por porção. O valor não é tão alto, não é mesmo? Principalmente quando levamos em consideração que a aveia é um alimento que fornece uma série de nutrientes necessários para o nosso organismo.

Entretanto, não podemos esquecer que cada receita de sopa de aveia pode apresentar um teor calórico diferente, que varia conforme os ingredientes utilizados no seu preparo. Portanto, se o seu desejo ou necessidade é emagrecer, o ideal é que escolha receitas de sopa de aveia que tragam uma junção de ingredientes que resulte em um prato com um teor moderado de calorias.

Além disso, o uso da aveia na dieta de quem almeja a perda de peso pode ser considerado favorável, graças ao fato do alimento ser rico em fibras, nutriente que é conhecido por promover a sensação de saciedade no organismo. Uma vez que a pessoa está mais saciada, fica mais fácil controlar o apetite e evitar a comilança exagerada, e por esse motivo também podemos concluir que a sopa de aveia emagrece.

Por outro lado

Tanto a aveia crua quanto a cozida (na receita de uma sopa, por exemplo) são igualmente boas fontes de fibras. Entretanto, é necessário consumir mais aveia cozida para ter a mesma quantidade de fibras da aveia crua porque a água (onde ocorre o cozimento do alimento) expande a aveia.

É necessário somente ½ xícara de aveia crua para fazer uma xícara de aveia cozida – por exemplo, uma porção de uma xícara de aveia crua regular ou instantânea carrega 8,2 g de fibras enquanto uma xícara de aveia cozida apresenta 4 g do nutriente.

Ao precisar consumir uma porção maior de aveia cozida para ter mais fibras, também ingere-se mais calorias. E esse é um aspecto da aveia que merece cuidado por parte de quem está lutando contra a balança porque o alimento é calórico, e se consumido de maneira inadequada pode atrapalhar o emagrecimento.

Por exemplo, uma porção de 100 g de aveia pode conter entre 350 a 389 calorias. Logo, quem deseja perder peso não pode consumir tudo isso de uma vez. A indicação dos especialistas é ingerir 30 g ou três colheres de sopa por dia de aveia, o que resulta em um teor mais reduzido de calorias – uma porção de 30 g de farelo de aveia carrega 102 calorias, por exemplo.

Falando no farelo de aveia, ele é o tipo de aveia ao qual deve-se dar à preferência, no lugar dos flocos ou da farinha da aveia, devido ao fato de apresentar um teor maior de fibras do que essas versões do alimento.

Além disso, o ideal é consumir a aveia pela manhã ou na hora do jantar, mas não como ceia, antes de ir dormir.

Mais alguns pontos importantes 

Quando se deseja ou necessita emagrecer, mais importante do que saber se a sopa de aveia emagrece ou qualquer outro alimento, é lembrar que não é um único item da alimentação que determina se alguém vai perder, manter ou ganhar peso.

Toda a dieta influencia quantos quilos uma pessoa tem, portanto, se o objetivo é emagrecer, é fundamental que se siga uma alimentação saudável, equilibrada, controlada e nutritiva, que seja voltada para esse foco.

Para isso, é essencial contar com o auxílio de um bom nutricionista que indicará um programa alimentar que seja útil para promover a perda de peso, ao mesmo tempo em que é saudável, fornecendo os nutrientes e a energia que o organismo necessita.

Praticar exercícios físicos com regularidade também é útil para emagrecer porque maximiza a queima calórica. Entretanto, o ideal é que eles sejam feitos com o acompanhamento de um bom educador físico, para assegurar a eficiência e a segurança desses treinos.

Receitas de sopa de aveia

Agora que já analisamos se a sopa de aveia emagrece mesmo, vamos aprender como preparar essa receita:

1. Receita de sopa de aveia salgada

Ingredientes:

  • ¼ de xícara de chá de margarina;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 litro de água quente;
  • 2 tabletes de caldo de carne;
  • 4 colheres de sopa de flocos de aveia;
  • 2 tomates cortados em quatro pedaços;
  • 50 g de queijo suíço picado;
  • Sal a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Levar uma panela ao fogo, adicionar a margarina para derreter e acrescentar a cebola e o alho para refogar até que eles fiquem transparentes; Colocar a água quente e os tabletes de caldo de carne. Tampar a panela e deixar cozinhar até atingir a fervura; Então, adicionar os flocos de aveia e os tomates, mexer bem e deixar ferver durante mais cinco minutos; Desligar o fogo, finalizar temperando com o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Servir com o queijo suíço picado no fundo do prato e bom apetite!

A receita rende quatro porções, com 154 calorias cada uma. 

2. Receita de sopa de aveia salgada

Ingredientes:

  • 1 litro de água;
  • 1 cubinho de caldo de galinha ou de carne;
  • 1 xícara de aveia em flocos;
  • 1 colher de sopa de manteiga ou de margarina.

Modo de preparo:

Juntar a água e o caldo de galinha ou de carne e colocar dentro de uma panela; Levar ao fogo e deixar ferver durante três minutos.

Após, adicionar a aveia e deixar ferver ao longo de mais cinco minutos; Enquanto isso, levar a manteiga ou margarina em uma frigideira para “fritar” ou derreter; Quando a aveia estiver cozida, acrescentar a manteiga ou margarina à sopa e desligar o fogo. Servir-se e bom apetite. 

A receita rende 10 porções de 140 ml com 173 calorias em cada uma delas.